O Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais da Guatemala proibiu a queima de pneus, que será punida com multas entre US$ 128,00 e US$ 640. A medida foi publicada no Diário da América Central e vigora desde 30 de julho.
“Fica proibida terminantemente a queima indiscriminada de pneus em qualquer local público ou privado”, estabelece a medida.
“O objetivo é evitar a poluição por fumaça negra tóxica emitida quando os pneus são queimados ao ar livre”, disse ao Terramérica um funcionário do Ministério que não quis se identificar.
“Nos últimos anos, aumentaram os protestos (sociais) na Guatemala e cada vez que bloqueiam as ruas o fazem queimando pneus, que soltam fumaça negra”, acrescentou.
Além disso, na tradicional “queima do diabo”, a cada dia 7 de setembro, são acesas fogueiras em frente às residências para afugentar os maus espíritos.

