Ecobreves – GUATEMALA: Aquíferos se esgotam

Os aquíferos que fornecem água a cerca de dois milhões de moradores de Cidade da Guatemala estão se esgotando, denunciaram assessores da Empresa Municipal de Água (Empagua). “Há cerca de 40 anos encontrávamos água a 600 pés de profunidade. Agora, devemos escavar até 1,7 mil pés para desenvolver os poços da Empagua”, disse ao Terramérica Carlos Quezada, especialista em hidrologia e assessor da Prefeitura.

“A esse problema se soma a instabilidde do clima. Nos últimos anos houve verões prolongados e invernos nos quais choveu muito mas por períodos curtos, e apenas em determinados lugares, o que não favorece a recarga hídrica”, acrescentou.

Julio Escoto, diretor da Unidade Executora de Projetos da Empagua disse ao Terramérica que “no vale da capital diminuíram as áreas de filtração da água da chuva e, em contraposição, aumentou a exploração desse recurso. “Na cidade há um aquífero superior e outro inferior. O primeiro já se esgotou, e atualmente se explora o segundo”, afirmou.

Correspondentes da IPS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *