O não governamental Instituto de Conservação de Baleias da Argentina comemorou a decisão da Organização Marítima Internacional (OMI) de regular a navegação em águas da Antártida para preservar o meio ambiente. Em julho, a OMI, vinculada à Organização das Nações Unidas, elaborou uma série de medidas, como a exigência, a partir de 2011, de empregar determinado combustível e elevar a resistência dos cascos dos navios que sulcam as águas do Atlântico Sul, onde fica o Santuário Baleeiro Austral, entre outras medidas.
“Além da proteção das águas, a regulamentação representa um freio no programa de caça científica de baleias praticado pelo Japão”, pois seus navios-fábrica não poderiam cumprir essas normas, disse ao Terramérica Roxana Steimberg, do Instituto de Conservação.
Segundo esta entidade, o Japão captura anualmente cerca de 900 baleias no Atlântico Sul e no Pacífico Norte.

