Mais de 400 militares da América Latina e cerca de dez organizações não-governamentais da Europa, África e Estados Unidos, realizarão, a partir do dia 23 de agosto, um treinamento para prevenção de desastres, limpeza de minas, desarmamento em zonas de conflito e custódia de água potável em regiões de instabilidade .
O coronel Gerardo Fuentes, das Forças Armadas de Honduras, disse ao Terramérica que as ações cívico-militares fazem parte do exercício “Honduras-Norte 2004”, que busca aproximar exército e sociedade civil, compartilhar conhecimentos e realizar “operações conjuntas em casos de desastres naturais”.
A iniciativa, que acontecerá em Tegucigalpa, é parte da cooperação do Departamento de Estado dos Estados Unidos com as organizações Médicos Sem Fronteiras, Cáritas e outras ongs.
O militar norte-americano David Robles disse à imprensa local que um dos exercícios abordará a custódia de água potável em cenário de conflito

