Grupos da sociedade civil e autoridades locais de Honduras plantaram, no primeiro final de semana de agosto, cerca de 15 mil árvores para reflorestamento das ilhas de El Conejo e El Tigre, no Golfo de Fonseca, no Pacífico, perto da fronteira com El Salvador. Foram plantadas árvores frutíferas; que produzem madeiras, e de outras espécies para proteger o meio ambiente e “reivindicar soberania”, disse ao Terramérica Soraya Reyes, governadora do departamento de Valle, ao qual pertencem as ilhas, que foram parte de uma área em disputa com El Salvador.
Esse litígio foi resolvido em 1992 por uma sentença internacional que deu a Honduras dois terços dos territórios em disputa, incluindo as duas ilhas.
Jorge Varela, do Comitê para a Defesa da Flora e Fauna do Golfo de Fonseca, disse ao Terramérica que o reflorestamento busca conservar a flora e a fauna ameaçadas e proteger bacias que abastecem de energia térmica a região.

