Ecobreves – PERU: Mineração limpa através de microorganismos

A contaminação de rios provocada por mineradoras, um dos mais graves problemas ambientais do Peru, será combatida com microorganismos, segundo projeto desenvolvido pelo Instituto Peruano de Energia Nuclear (Ipen). “Treinaremos biólogos, químicos e engenheiros de mineração para que as mineradoras apliquem programas de biomineração e biorremediação”, disse ao Terramérica Modesto Montoya, chefe do Ipen.

A biomineração consiste em provocar um processo de lixiviação bacteriana que absorve elementos mesclados com os minerais, libera o cobre e melhora a recuperação do ouro.

A biorremediação é a purificação da água de rios vizinhos às minas através de bactérias, algas e fungos.

O projeto foi apresentado à comunidade mineira peruana no Encontro Científico Internacional 2004, organizado pelo Ipen, que aconteceu em agosto, em Lima, e reuniu 500 especialistas.

Correspondentes da IPS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *