A metade da água bebida na Colômbia não é própria para consumo humano, segundo estudo divulgado no dia 19 de outubro por um grupo de congressistas. O deputado Berner Zambrano, do Movimento de Integração Regional, disse ao Terramérica que, de acordo com esse informe, apenas 28% da população recebe água potável, e a maioria das 967 empresas de saneamento e fornecimento de água têm baixa capacidade operacional, administrativa e financeira.
O mesmo estudo indica que o aumento das tarifas entre 1997 e 2000 chegou, em alguns casos, a 1.238%, e para pagá-las “as famílias têm de adiar gastos básicos com alimentação, educação e saúde”, afirmou.
O relatório destaca que 91% das fontes hídricas estão contaminadas e que não há planos de recuperação das microbacias que abastecem grandes corpos de água, nem investimento para que os pequenos municípios tenham seus próprios serviços de água potável.

